Cuidados com as alianças
Feitas artesanalmente com materiais nobres e delicados, como ouro e prata, as alianças merecem alguns cuidados especiais para que permaneçam bonitas ao longo do tempo. Veja aqui alguns cuidados recomendados:
A umidade é uma das inimigas das alianças, podendo comprometer a cor e o brilho de sua superfície. No geral, a umidade pode acelerar o processo natural de oxidação do metal precioso e, nesse caso, a liga perde o brilho ou fica mais escura. Por isso, o ideal é manter suas alianças longe da água, evitando tomar banho ou entrar no mar e na piscina com elas. Na hora de lavar as mãos, também é recomendável retirar as alianças para não danificá-los. Se acontecer de molhá-los, procure secar bem imediatamente para minimizar o contato do metal com a umidade e manter tudo sob controle.
Atenção, também, ao guardar suas alianças. É preciso mantê-las em um local limpo, seco e com pouca iluminação. Por isso, nada de guarda-las dentro do banheiro. Uma dica valiosa é organizá-las em estojos com divisórias ou envolvê-las em um tecido macio (flanela ou veludo) e guardá-las dentro de uma gaveta ou em uma porta-joias adequado.
Ouro 18k
Este admirado metal nobre é formado por uma liga cujas diferentes composições determinam sua cor – branca, amarela, rosa - e quilatagem. O ouro mais usualmente empregado para alianças é o 18K, composto por 750 partes de ouro puro e 250 de outros metais complementares, pois apresenta o melhor equilíbrio entre durabilidade e maleabilidade necessária para moldar anéis, brincos, colares e pulseiras. Por conta desta maleabilidade, o ouro é um material sensível a agressões externas, que podem alterar seu formato e sua textura. Na forma final das alianças, seu acabamento pode ganhar superfície polida, extremamente brilhante, ou acetinada, com aparência fosca. O tempo de uso e os impactos sobre as alianças podem causar marcas de uso sobre esta superfície, que são naturais.
Recomenda-se cuidado na manutenção e utilização das alianças em ouro, tanto no pouco uso ou armazenamento irregular, que pode levar a oxidação – escurecimento da peça –, como na exposição a produtos químicos e/ou de higiene diária. Para limpeza de alianças de ouro, recomenda-se que seja realizada apenas com uma flanela macia e seca no dia a dia, para evitar maiores alterações. Quando houver maior acúmulo de resíduos sobre o metal, você pode entrar em contato conosco para que seja feita uma limpeza profissional. Mas, atenção, não é recomendável que isto seja feito em intervalos menores do que um ano.
Prata 950
Por mais perfeita que seja a criação da aliança em prata, muitas vezes o seu uso inadequado ou mesmo as condições normais de uso, leva as peças a perder o brilho, manchar ou quebrar.
Tanto o ouro, como a prata são metais maleáveis e, portanto, estão sujeitos ao desgaste. Tendo os cuidados necessários, suas alianças em prata manterão a beleza e o brilho por muito tempo. O escurecimento (ou embaçamento) é um processo natural chamado oxidação, e é um fenômeno natural que altera o brilho da superfície da prata tornando-a escura e opaca. A oxidação não é um defeito de fabricação e sim um fenômeno natural que pode ser acelerado através de certas ações ou circunstâncias. Para garantir a durabilidade de suas alianças em prata, evite o contato com substâncias como: perfume, creme hidratante, laquê, cloro, enxofre, xampu, detergente, sabonete, cosméticos e bronzeadores. Evite também banhos de mar ou piscina e afazeres domésticos como, por exemplo, lavagem de louça ou atividades esportivas, além de tomar banho e lavar as mãos usando as alianças em prata. A umidade, a poluição do ar e o enxofre podem causar oxidação nas alianças de prata, assim como o excesso de ácido úrico eliminado pelo suor acelera o processo de oxidação. Após ter contato com a água, deixe sempre suas alianças de prata secar, esperando alguns segundos para recolocar suas joias. Não deixe a aliança de prata de molho em água fervente e não use produtos abrasivos para limpeza, pois arranham o metal. Limpe sempre sua aliança de prata com um pano macio ou LIMPA PRATA e armazene-a de forma a evitar o contato com outros metais.
Moeda Antiga
A composição das moedas antigas (alianças) é a mesma usada das moedas dos anos 1820 - 1850, o material que é formado é uma liga de bronze e alumínio que quando trabalhado fica na cor do ouro 18k amarelo naturalmente. Com as nossas peças você pode pular na piscina, entrar no mar, tomar banho e passar perfume por cima, único trabalho que você vai ter é de fazer a limpeza da peça quando necessária.
O material de moeda antiga é diferente do ouro, você deve sempre estar fazendo a limpeza indicada da peça, pois ela vai sujando conforme você vai usando, conforme o tanto de ácido úrico que seu organismo elimina, mas isso não é um problema, pois você faz a higienização da peça e ela volta a cor e o brilho original como nova.
Se caso você tiver o ácido úrico mais elevado, a limpeza da peça será mais constante e perante isso, nos não recomendamos a compra por causa desse tipo de problema, pois a sua insatisfação pode ser muito grande.
O tempo que a peça ficará limpa varia de pessoa pra pessoa, o ideal é fazer a limpeza sempre que for usar.
Atendimento Moonzuli Jóias
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente pelos seguintes canais:
SAC Telefone: ligue para: (11) 94609-7793